Os atingidos pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho, receberam, ao todo, mais de R$ 5,3 bilhões no Programa de Transferência de Renda (PTR), concluído em outubro de 2025. Operacionalizado pela Fundação Getulio Vargas, foram contemplados mais de 164 mil moradores da região da Bacia do Paraopeba.
Para construir o PTR e definir os critérios de participação, foram realizadas 166 reuniões com comunidades atingidas, que sugeriram melhorias que foram incorporadas à sua execução, como a garantia de inclusão de todos os familiares de vítimas fatais, a ampliação dos territórios elegíveis e a inclusão de Povos e Comunidades Tradicionais. A implementação do programa foi garantida por postos fixos, equipes volantes para cadastrar os moradores de comunidades remotas, visitas domiciliares para verificação de endereço e atendimento online.
Descrição do programa
O Programa de Transferência de Renda foi um programa exitoso que atendeu cerca de 164 mil pessoas, o que representa mais da metade da população da área atingida. Ele foi realizado como continuidade do pagamento emergencial, determinado em decisão judicial, que vinha sendo feito às pessoas atingidas em decorrência dos impactos sofridos.
Durante a execução do programa, a FGV implementou e manteve uma ampla operação de atendimento ao público: postos fixos, equipes volantes para cadastramento nas comunidades mais remotas, visitas domiciliares para verificação de endereço e atendimento digital por meio do portal.
Para a elaboração dos critérios de elegibilidade do público-alvo do PTR, foi realizado um processo de consulta às pessoas e comunidades atingidas, totalizando 166 reuniões. O resultado destes encontros foi apresentado pelas Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) às Instituições de Justiça Compromitentes, que definiram os critérios do novo programa com observância aos aportes participativos trazidos.
Seguindo o fluxo definido de forma participativa, foram incluídas novas comunidades e pessoas beneficiárias que foram consideradas elegíveis pelos critérios construídos, totalizando 164.000 pessoas, ampliando em mais de 50% o quantitativo de beneficiários do antigo pagamento emergencial.
Valor total do programa
Status atual
Mais informações: https://ptr.fgv.br/brumadinho/transparencia
Compromitentes do Acordo de Brumadinho